TIRE TODAS AS DUAS DÚVIDAS
Caso sua dúvida não tenha sido respondida no texto ao lado, use o formulário de contato

DÚVIDAS

Usei a Phitocera em minhas clientes e elas acharam que doeu bem menos. Ela contém anestésicos?
R. Não.
É muito comum as pessoas pensarem que a phitocera contém anestésico. O que faz com que a phitocera provoque menos dor são a temperatura morna e a baixa aderência proporcionada pela química natural. Se for praticada a técnica de manusear o papel desenvolvida com o objetivo de proteger a pele das agressões das puxadas, a dor pode reduzir ainda mais.
Ainda que ela fosse feita do mais puro anestésico ela não proporcionaria nenhum efeito anestesiante. Todo anestésico de uso tópico precisa de pelo menos vinte minutos para promover alguma ação sobre a pele. Portanto, nenhuma cera é capaz de fazer este milagre partindo-se do principio de que o tempo de permanência das ceras na pele, muitas vezes, não chega a um minuto, e este tempo está longe de ser suficiente para anestesiar a epiderme. A Derme, região onde se encontra a raiz do pelo nenhum anestésicos tópico consegue alcançar.

Porque a temperatura quente faz doer menos?
R. O folículo do pelo possui um músculo que quando relaxado pelo calor libera o pelo com mais facilidade. A cera quente proporciona este relaxamento na pele e por isso causa menos dor. (Tente arrancar um único pelo com pinça, com a pele fria e arrepiada).

A Phitocera hidrata a pele como as outras?
R. Os cosméticos possuem a função de promover o embelezamento da pele, cabelo e unhas. Nenhuma cera depilatória pode ser considerada cosmético devido ao tempo de permanência do produto na pele. Sendo assim, a função da cera é apenas de remover os pelos sem interferir no estado da pele. Se a química da cera contém substancias muitos fortes, e os resíduos mal limpos depois da depilação, podem interferir provocando ressecamento, alergias e encravamento em algumas peles. Quanto mais natural e neutra melhor.

Posso reaplicar a Phitocera mais de uma vez no mesmo lugar?
R. Sim, quantas vezes forem necessárias. Obs. Antes de ficar insistindo na repetição da cera na tentativa de retirar os pelos curtos só porque a cera não agride, dá uma olhada no DVD aula profissional Phitocera. Ela tem técnicas próprias para facilitar a depilação. Para a Phitocera não importa muito o tamanho dos pelos; sempre tem uma técnica para facilitar.

Tenho alergia a todas as ceras tradicionais e não conheço nenhuma hipoalergênica. Qual a diferença da química da Phitocera?

R. A Phitocera é livre de Colofonia e óleo mineral presente em praticamente todas as ceras. Sua fórmula contempla somente substâncias naturais e muitas delas de ordem alimentícia. Ela foi submetida a testes dermatológicos e resultado foi zero de irritações. Veja resultado do estudo. Colocar link para exibir teste dermatológico

Há algum tempo depilei o rosto com cera e me deu alergia. Fiquei com a pele cheia de inflamações como se fossem espinhas. Levou mais de uma semana para desaparecer. Tempos depois depilei de novo com outra cera e o problema se repetiu. A cera hipoalergênica pode evitar isso?
R. Não.
Nem tudo que acontece na pele após a depilação é alergia à cera. Cada caso é um caso. Primeiro deve ser analisado os procedimentos da depiladora. Queimadura por cera, assaduras por atrito, agressões por cera inadequada para regiãoes sensíveis, hematomas, pelos quebrados, são de responsabilidade da profissional. Em segundo lugar, deve ser observado a sensibilidade da pele de cada pessoa para cada produto. Em terceiro lugar, um fator que não é considerado quando alguma reação adversa acontece. É mais fácil botar a culpa na cera. O fabricante não está presente pra se defender. São as reações naturais da pele submetida às primeiras depilações. Quem se submete a ela pela primeira vez deve estar preparado. A hepiremia, a febre momentânea na pele, a foliculite e o pelo encravado são algumas das reações da pele submetida a depilação. Os poros, mesmo aparentemente fechados após a depilação absorvem impurezas e os folículos podem inflamar produzindo a foliculite. O rosto, masculino ou feminino, é uma das áreas mais afetadas pela foliculite e não sabemos de antemão se a pele vai ou não reagir desta forma à depilação. O fato é que, quem tem a pele do rosto muito oleosa, tem muito mais chance de aparecer a foliculite.
O buço é a parte mais atingida pelo fato de fazer parte da área da boca e a incidência de contaminações pela gordura dos alimentos contribui muito para isso. Mas nem por isso a pessoa deve desistir da depilação. Basta fazer previamente a limpeza profunda da pele com um bom sabonete para pele oleosa ou sabonetes anti-sépticos. Ao terminar a depilação deve usar no mínimo uma água oxigenada e um anti-séptico, tradicionalmente usado em machucados comuns. Isso pelo menos duas vezes ao dia, por pelo menos dois dias. Não desistir da depilação. Repetir o procedimento em media a cada 20 dias aplicando o tratamento e a foliculite vai diminuindo a intensidade até que ,na quarta ou quinta depilação, a pele estará adaptada.
Fazer a primeira depilação de rosto ou somente buço às vésperas de um dia muito importante como o próprio casamento, por exemplo, o homem esta incluído nisso, é uma cilada. No dia do casamento, a pele pode estar toda inflamada e comprometer a aparência da pessoa no dia em que ela deve estar mais bonita. Não adianta tentar contornar com maquiagem. Os produtos de maquiagem não são exclusivos e estão contaminados...

O que significa cera Hidrossolúvel?
R. Significa que os resíduos da pele ou qualquer sujeira do produto é limpo com água.

Cera natural mancha a pele?
R. Esta preocupação é muito comum em função de muitas ceras caseiras terem limão em suas composições. O limão tem a função estabilizante e conservante. Quando usado in natura é muito fácil de as pessoas ganharem manchas se não fizerem uma lavagem profunda das mãos antes de se exporem ao sol. Se o limão manchasse a pele em qualquer situação, ninguém poderia tomar uma caipirinha ou limonada na praia ou piscina. A substancia causadora da mancha está mais concentrada na casca e menos no suco, e tanto na caipirinha, limonada, como na cera, o suco do limão está bastante diluído. Partindo do principio que ninguém se depila ao sol e os resíduos são limpos com água após a depilação, logicamente a probabilidade de isto acontecer é remota.
No caso especifico das ceras fabricadas pela Lanugo, o limão é substituído pelo acido cítrico em doses compatíveis com as usadas na alimentação e nos cosméticos. Se ainda assim você não se sentir segura, lave bem a pele com água corrente e não há porque se preocupar.

Porque então é muito comum as manchas nas regiões depilada.
Em primeiro lugar deve ser observado o seguinte:
1) A pré-disposição da pele ao melasma. Se ele está presente em áreas onde não há depilação, é provável que a depilação não seja a causadora mancha.
2) O atrito constante da cera no mesmo lugar maltratando a pele. Um exemplo disso é a depilação com cera fria ou rollon aplicada no buço, axilas e virilha. Elas não são indicadas para estas áreas e, em geral, não podem ser reaplicadas. Por isso o atrito.
3) A falta de uma boa limpeza da área depilada para remover os micros resíduos de cera. A substância Colofonia, resina de origem vegetal ,presente nas ceras não-hidrossolúveis, é mais difícil de ser removida da pele. Por isso a recomendação do uso de filtro solar após a depilação com estas ceras.

Normalmente, usam-se duas ceras para uma depilação completa. A cera das pernas é muito aderente e não é indicada para virilha e axila: pode machucar. A cera quente usada na virilha e axilas não usa papel, mas tem alto consumo nas pernas. A Phitocera é única pra tudo. Qual a diferença?
R. A Phitocera tem baixa viscosidade. Ela adere aos pelos sem aderir à pele. É usada em camada fina. Por isso, ela é muito confortável nas áreas mais sensíveis e muito econômicas nas pernas.

Na primeira vez que usei a cera, funcionou perfeitamente. Na próxima vez não tirou um pelo. Parece que a cera está aguada e o papel fica todo molhado.
R. Como já dissemos, a cera é hidrossolúvel e neste caso ela não pode ter contato direto com água ou indireto pela umidade do ar. E muito comum, após o uso da cera, o pote ou a termocera ficar mal tampado, dia após dia, e o intervalo muito grande entre uma depilação e outra ser suficiente para alterá-la.
Se você mora em cidades litorâneas, beira- rio ou está em temporada de chuva, fique atenta a tapagem do pote e da termocera. Obs. Não adianta guardar na geladeira. Se ele estiver aberto vai estragar do mesmo jeito. Dica: ao abrir o pote, se suspeitar que esta mal tampado toque o dedo na cera. Se o dedo ficar úmido significa que absorveu umidade. Antes de aquecer, remova a camada de cera mole e a parte dura estará em condições de uso.

Posso deixar a sobra da cera na termocera?
R. Sim. Você pode deixar a sobra no aparelho. No fim do dia coloque um plástico sob a tampa da termocera para reforçar a vedação. Lembre-se e que a cera é sensível à umidade do ar.

Quando coloco a cera na termocera ela está bem clara. No fim do dia ela está escura. O que pode estar acontecendo?
R. A termocera ligada e tampada aumenta a temperatura e a cera resseca e escurece. Torna-se mais grossa e mais quente. Se você quer deixar a cera ligada para facilitar o atendimento entre uma cliente e outra, deixe a termocera destampada enquanto estiver ligada.

O consumo da cera na depilação de meia perna e virilha foi muito alto. Achei que ela saiu muito caro.
R: Provavelmente a espátula usada tem o fio muito grosso. A espátula grossa não estica a cera. Ou, a espátula é boa, mas você deitou-a para frente emplastando a cera. Conheça as espátulas Phitoceras (veja DVD filme com técnicas de passar a cera).

Conheço cera tipo egípcia de bolinha, usada sem uso do papel. Por que a Phitocera é diferente?
R. A cera Egipcía de bolinha é usada em contato direto com a mão e isso é muito incômodo. Ela derrete com o calor da mão e torna-se difícil de manusear. Sem contar que não é eficiente na remoção dos pelos grossos. Foi feito um aprimoramento técnico no uso deste produto de modo a torná-lo mais pratico e eficiente para todos os tipos de pelos em qualquer parte do corpo.

Preciso de aparelho para aquecer a cera?
R. Para uso profissional é o ideal. Ele facilita o trabalho e economiza o produto porque cera está sempre na mesma temperatura.

Posso aquecer a cera no microondas?
R; Não recomendamos esta pratica se o objetivo for dispensar a termocera. A cera aquecida em microondas tende a esfriar rápido e o constante retorno da cera ao microondas vai desidratá-la, tornado-a ressecada e mais grossa. Caso se deixe a cera mais mole, ela vai ficar mais quente e aumentará o risco de provocar queimadura. O uso de microondas só é recomendado quando o aquecimento é para facilitar a transferência para a termocera. Em caso de depilação de pequenas áreas como buço ou axilas, pode-se separar uma pequena parte, colocar em numa xícara e aquecer por 5 a 15 segundos em microondas. Preservar o resto do pote.

Minha pele é muito sensível e quando faço depilação no buço fico cheia de alergias. Parece que levei picadas de inseto. O fato de a Phitocera ser Hipoalergênica pode mudar alguma coisa?

Este tipo de alergia é uma reação física da pele muito sensível à remoção do pelo agravado pelo impacto da puxada e da cera muito aderente. Ao contrario da alergia à química das ceras, ela desaparece em algumas horas. O fato de a Phitocera ser Hipoalergênica não contribui em nada neste caso. Por outro lado a Phitocera pode contribuir bastante para atenuar ou, dependendo da intensidade, até eliminar o problema pelo fato de ela ter baixa aderência. Para diminuir o impacto na pele, sugerimos a puxada anti-hematoma. Esta puxada só é possível quando feita com cera que usa papel, devido à flexibilidade do mesmo. O objetivo é respeitar as fibras da pele e eliminar o efeito beliscão que aumenta a dor, o atrito, e ate hematoma. (Veja DVD aula profissional, dicas e acessórios).

A Cera egípcia diminui o encravamento?
R, Sim. Devido à baixa aderência da cera, ela não tira a proteção natural da pele. Não usa óleo removedor enquanto os poros estão abertos. Os resíduos sendo limpos com água fazem com que os poros fiquem livres de substancias que contribuem para a obstrução dos poros.

Porque é necessário o uso de talco na depilação com cera egípcia?
Toda cera hidrossolúvel não aceita umidade na pele. Em áreas de virilha e axilas, onde a umidade é constante, a pele rejeita a cera e o retoque do talco deve ser constante para corrigir a umidade. Em uso profissional, recomendamos uso do talco em todas as partes do corpo para corrigir a umidade deixada pela limpeza no pré-depilatório. Obs. Em caso de calor ambiente estimulando o suor, o talco de nada resolve. Quanto mais fresca a pele, melhor.

O talco não obstrui os poros e aumenta o encravamento?
Não. Se talco obstruísse os poros ele não seria indicado para o bumbum dos bebes. Ele é expelido pelo suor ou pela água do banho. Na depilação ele é usado antes da cera e é removido junto com a cera e os pelos.

A Depilação provoca flacidez? Depilar as sobrancelhas faz cair as pálpebras? O buço também pode ficar flácido?
Veja a resposta no site abaixo e veja nossas sugestões.
http://www.dermatologia.net/novo/base/verdadesmitos1.shtml
Sendo as pálpebras muito delicadas é preciso muito cuidado na execução da depilação para não torna-la muito desconfortável nem provocar problemas graves como hematoma. A Phitocera associou a delicadeza da cera a técnicas altamente desenvolvidas de puxar e proteger a pele simultaneamente. Estas técnicas permitem uma depilação de sobrancelha muito segura. (Veja DVD aula profissional)

Cera quente dá varizes nas pernas?
R. veja site. http://www.dermatologia.net/novo/base/verdadesmitos1.shtml


Ideia Fixa